quinta-feira, 3 de maio de 2012


TIPOS DE EVENTOS

 


CONGRESSO - reunião promovida por entidade associativa, visando debater assuntos que interessam a um determinado ramo profissional. Os congressos são de âmbito nacional e internacional. Os Congressos Internacionais podem ser de uma determinada região. Ex.: Latino-americanos, Europeus. Os Congressos Mundiais reúnem países de todos os continentes. Os Congressos são itinerantes, conforme o local sede da presidência, e periódicos normalmente anuais ou bianuais. Dentro de um Congresso vários tipos de reuniões podem ser programadas: simpósios, conferencias, mesas redondas, palestras, cursos, etc. 
JORNADA - reunião de determinado grupo profissional realizada periodicamente com o objetivo de discutir um ou mais assuntos. São Congressos em miniatura, que reúnem grupos de uma determinada região em épocas propositadamente diferentes das reservadas aos congressos da mesma especialidade.
 
ENCONTRO - as características básicas do Encontro são semelhantes às do Congresso, porém com menor abrangência de público; enquanto o congresso reúne todos os profissionais que têm interesse em determinado segmento. Ex.: Congresso de Cardiologia, o encontro reúne somente um segmento. Ex. Cardiologia Clínica, e com período menor de duração.

CONVENÇÃO - são eventos promovidos por organizações empresariais. As convenções reúnem indivíduos de uma determinada empresa. Ex.: Convenções de Vendas; Congraçamento, Comemorativas, etc. O objetivo é a integração das pessoas pertencentes a uma determinada empresa, submetendo-as a certos estímulos coletivos para que possam agir em defesa dos interesses desta.

FEIRA - evento de grande porte, aberto ao público, reunindo estandes de vendas onde diversas empresas comercializam diretamente seus produtos e realizam contatos com sua clientela potencial. Nos grandes centros, uma feira pode ter até 15 dias de duração, com grande divulgação na mídia e comparecimento de público, resultando em importante volume de vendas e negócios.
As feiras normalmente visam um público específico quando profissionais ou são abertas à população em geral quando comerciais. É normal a realização de feiras institucionais paralelas aos Congressos, seminários, Jornadas, entretanto neste caso normalmente não é permitida a venda, somente divulgação de produtos visando venda posterior.

EXPOSIÇÃO - são coletâneas de produtos, objetos, fotografias, documentos, obras de arte, etc. relacionadas a um tema central, visando a divulgação ou venda. Podem ser abertas à visitação de um público determinado ou ao público em geral.
 
SALÃO - é um evento destinado a promover, divulgar e informar sobre produtos, visando criar, entre os consumidores, uma imagem positiva da instituição promotora. Não possui finalidades comerciais imediatas. Seu objetivo principal é a promoção institucional.
 
MOSTRA - exposição pequena e circulante com objetivo de divulgação, sendo assim a mesma mostra poderá ser vista em vários locais e datas sucessivas.


FÓRUM - é um tipo menos técnico de reunião, cujo objetivo é conseguir efetiva participação de um público numeroso, que deve ser motivado. Este tipo de reunião possui um coordenador, que levanta um problema de interesse geral em busca de uma participação da coletividade. O debate é livre e as opiniões são colhidas pelo coordenador, que apresenta sua conclusão, representando a opinião da maioria. Depois de aprovada, transforma-se no objetivo a ser perseguido pelo grupo, orientando seu comportamento.


SEMINÁRIO - consiste em uma exposição verbal para pessoas colocadas num mesmo plano e possuindo algum conhecimento prévio do assunto a ser debatido.

Um seminário divide-se em três fases:

- Exposição – alguém previamente escalado realiza uma pesquisa e apresenta ao grupo;

- Discussão – debate do tema com os participantes;

- Conclusão – documento elaborado pelo coordenador, com o apoio do secretário da atividade, com as recomendações finais da reunião, com a aprovação do grupo.

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