segunda-feira, 14 de maio de 2012


TIPOS DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS DENTRO DE UM EVENTO MAIOR

 

As atividades científicas, abaixo relacionadas, são integrantes de um programa de um evento de maior porte, especialmente congressos científicos, cujos trabalhos são enviados previamente para a comissão organizadora, selecionados e aprovados para apresentação.

Pôsteres – apresentações de teses, pesquisas ou metodologias inovadoras através de fotos, gráficos e pôsteres. Cada apresentador recebe um painel fixo para colocação de seu material e há um horário pré-estabelecido dentro do programa do evento para que os demais participantes possam observa-los e fazer perguntas sobre o tema ao autor, que deverá estar ao lado do pôster naquele horário.

Temas Livres – apresentações de teses, pesquisas ou metodologias inovadoras através de apresentações orais, dentro de um limite de tempo não superior a 15 minutos, sendo 5 minutos dedicados a esclarecimento de dúvidas ao público.

Cursos - eventos de grande porte, como congressos apresentam em horários fora da programação oficial, no pré, pós-evento ou à noite, cursos de especialização paralelos, com taxa de inscrição.
 

OUTRAS ATIVIDADES CIENTIFICAS

 

Mesa-Redonda - É a reunião do tipo clássico, preparada e conduzida por um coordenador, que pode ser denominado de presidente e funciona como elemento moderador, orientando a discussão com intuito de não desvia-la do tema principal. Os participantes apresentam seus pontos de vista em torno do assunto em pauta, sendo-lhes destinado um tempo limite para suas exposições (de 15 a 20min).

Após as várias explanações, os participantes são levados a debater entre si os pontos de suas teses, podendo haver a participação dos assistentes na forma de perguntas (por escrito ou oralmente). O êxito da Mesa-Redonda depende em grande parte do coordenador, que tem a missão de conduzir os trabalhos de maneira que os verdadeiros objetivos da reunião sejam atingidos.
 
Simpósio - É um tipo de reunião derivado da Mesa-redonda. Uma de suas características é a participação de especialistas de grande renome. A diferença fundamental entre o Simpósio e a Mesa-Redonda é que, no Simpósio, os expositores não debatem entre si os temas apresentados; os debates são efetuados diretamente com o público assistente, que participa ativamente dos trabalhos.
 
Painel - É outro tipo de reunião derivado da Mesa-Redonda. A diferença entre as duas modalidades é que, no Painel, os expositores discutem entre si o assunto em pauta, cabendo ao público tão somente assistir ao debate sem direito a formular perguntas à mesa.

Conferência - É o tipo de reunião mais conhecido, o expositor, também denominado conferencista, é colocado num plano de destaque e durante tempo limitado (em torno de 50min) fala sobre o assunto previamente escolhido, não há debate com a plateia.
 
Palestra - Menos formal que a conferência. Apresentação de tema predeterminado a um pequeno grupo, que já tem noções sobre o assunto. Necessita de um moderador, se aceita perguntas diretas da plateia. Pode-se organizar um ciclo de palestras.
 
Workshops - Reuniões de trabalho, onde são apresentados cases e produtos e discutidos metodologias de aplicação e problemas relativos à área.
 
Brainstorming – Utiliza-se do cérebro para estimular a produção livre de ideias com vistas à solução de problemas. Grupos de pessoas devidamente orientadas põem-se a emitir ideias sobre uma questão, que vão sendo intercambiadas e aperfeiçoadas sem juízo prévio de valor. Compreendem, entretanto, duas etapas, passando logo depois para uma parte avaliativa. É a fase de criação e depois a de julgamento.
 
Debate – Discussão exclusivamente entre dois oradores, devidamente comprometidos a defender um ponto de vista em torno de determinado assunto, participando a audiência somente com aplausos ou protestos não formais. Ex.: Debate políticos.
 
Teleconferência – Conferencia que utiliza os modernos recursos das telecomunicações para transmissão de dados à distância. Seu formato eletrônico ainda comporta outra sofisticação: o contato direto com o tele-conferencista, através de uma linha de fax intercomunicativa.

Largamente utilizada por organizações educacionais e empresas com rede nacional/internacional, a teleconferência constitui uma grande aliada na discussão de temas e compartilhamento de ideias à distância. Por meio de uma linha de satélite alugada, o DBS (Direct Broadcast Satellites), e um espaço físico apropriado, com tradução simultânea (quando for o caso), pode-se trazer para o grupo reunido qualquer tipo de conhecimento científico ou cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário