ETAPAS DE UM
EVENTO
Primeiro
momento é o da
concepção do evento. Precisamos conhecê-lo, coletar informações que, direta ou
indiretamente, lhe digam respeito, criar intimidade e perceber todos os seus
detalhes. Esta é a fase em que é traçado o perfil do evento. Com a elaboração
deste perfil, você adquire subsídios para gerar o planejamento e o orçamento
preliminar.
Segundo
momento é o do
planejamento, onde já se tem definido e determinado o evento. Cada um de seus
tipos tem suas características e particularidades. A sua organização deve estar
muito bem detalhada para que se tenha sucesso, e ao planejamento, será
destinada especial atenção.
Itens
que compõem o planejamento global:
Ø Definição
do local
- Infraestrutura existente da cidade
e do Centro de Convenções, temos que avaliar se estão de acordo com as
necessidades do evento.
- A visita é indispensável, para que
se tenha a exata noção do ambiente, evitando surpresas desagradáveis.
-O acesso ao local: é de extrema importância
na escolha da cidade avaliar os horários de voos se o evento for a nível nacional.
Quanto ao Centro de Convenções o acesso ao mesmo deve ter toda a infraestrutura
para chegada dos participantes tanto de fora da cidade como os locais.
Ø Data
do evento
A escolha da data para a realização
de um evento é outro ponto de relevante importância. Você deve ter bom senso e
observar o calendário nacional e internacional de eventos. Isto evita que
agende em datas similares outros de mesma natureza, o que poderia provocar um
esvaziamento do público. É desaconselhável marca-lo próximo à datas
comemorativas e feriados. No período que antecede o Natal e se prolonga até o
carnaval, também é inapropriado. Nesta época, as pessoas costumam voltar suas
atenções e economias para estas festas. Observe também as características
climáticas de cada região.
Ø
Programação
Consiste na distribuição, por datas
e horários, de todas as atividades do evento, considerando-se não somente as
relacionadas com o temário, mas também as sociais, turísticas, etc.
Ø Temário;
É a determinação do título e tema do
evento, bem como de todos os assuntos que serão abordados. O temário é definido
pela Comissão Organizadora. Geralmente, o tema do evento é pelo qual o mesmo
será conhecido, por isso a sua grande importância.
Ø Determinação
do público alvo;
Será definido mediante pesquisa ou
informações da Comissão Organizadora. Outro ponto importante é a determinação
do numero de participantes a ser alcançado.
Ø Estratégia
de divulgação e vendas;
Para organizar o evento, você tem que
dividir as estratégias de venda em dois segmentos:
- A conquista de patrocinadores e
parceiros para garantir a obtenção de recursos e
- A sedução dos participantes, por
meio de estratégias de divulgação.
Ø Planejamento
econômico;
É a elaboração da Previsão Orçamentária,
relação de todas as despesas e receitas prováveis do evento. A relação despesa
x receita tem que apresentar saldo positivo. Caso contrário, os procedimentos
têm que ser reformulados até que se obtenha este equilíbrio.
Ø Apoio
logístico;
É
toda a infraestrutura que a cidade e o Centro de Convenções oferecem para a realização do evento. Ex.: Restaurantes, comércio
local, teatro, etc.
Ø Seleção
da equipe de trabalho e fornecedores;
Para a realização de um evento é
necessária a contratação de pessoal qualificado para:
- Serviço
de secretaria,
- Serviço
de recepção,
- Serviços
de tradução,
- Serviços
de artes gráficas (material promocional),
- Serviços
de fotografia, vídeo e som,
- Serviços
de buffet,
- Serviços
de decoração,
- Serviços
de recursos audiovisuais,
- Serviços
de locação, transporte,
- Serviços
de computação gráfica, digitação e criação,
- Serviço
de assessoria de imprensa
- Serviços
de segurança.
- Entre
outros.
Ø Transporte
e Hospedagem.
Definir uma Agencia de Turismo Oficial
do evento que deverá oferecer os seguintes serviços:
- bloqueio em hotéis para acomodação
dos participantes de acordo com suas preferências, bem como, apartamentos
cortesias para serem ocupados por convidados ou equipe de trabalho;
- definição da Transportadora Aérea
Oficial que conceda desconto especial na tarifa para os participantes do
evento; e passagens aéreas cortesias para divulgação do evento.
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